-
Arquitetos: Cosy Barcelona
- Ano: 2022
-
Fotografias:Salva Lopez
-
Fabricantes: Louis Poulsen, VitrA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Sauvage Tv é uma das empresas audiovisuais mais criativas do momento e está em plena ascensão. Assim, ao procurarem um novo espaço para os seus escritórios, foram muito claros quanto aos requisitos que deveriam ser cumpridos. O primeiro é puramente funcional. O local deveria ser espaçoso, com uma grande área destinada a espaços de coworking, além de diferentes salas fechadas para as gravações. Também era desejado que o projeto tivesse um carácter único e transmitisse a personalidade da empresa.
A pandemia mudou muito a forma como trabalhamos e nos relacionamos. Não podendo ser diferente, também deixou a sua marca nos projetos de interiores, cujas soluções devem cumprir as medidas de segurança sanitária que, aparentemente, vieram para ficar. Locais abertos, bem ventilados, com número de pessoas definido e salas espaçosas já são uma exigência de muitas empresas e um desafio para projetos de interiores.
Um antigo complexo industrial do século passado chamado Can Illa, que ocupa um quarteirão inteiro no bairro 22@ de Barcelona, cumpriu esses requisitos e ofereceu outras qualidades que foram incorporadas e potencializadas pelo projeto realizado.
Hoje, este grande galpão com cerca de 650m2 é um escritório cheio criatividade e luz natural. O edifício todo goza de uma iluminação natural extraordinária graças às grandes janelas. Com isso, economiza-se muito no consumo de energia e o bem-estar dos trabalhadores é aumentado. Exemplo disso são as tardes, momentos em que se pode desfrutar de um tom quente que inunda todo o espaço.
Manteve-se o impacto da amplidão do vazio do galpão e a visibilidade da sequência de treliças da cobertura. Em contrapartida, as grandes janelas proporcionam sensação de acolhimento, trazendo equilíbrio aos sentimentos gerados pela dimensão do espaço e elementos industriais como as treliças.
O design de interiores foi inspirado nas ruas da cidade de Barcelona e suas peculiaridades. Um imenso grafite nas paredes do escritório representa isso muito bem. O cromatismo é um aspecto fundamental do projeto, conseguindo contrastar o brutalismo industrial do concreto e do aço com cores primárias marcantes resultando em um estado de equilíbrio. Essas mesmas cores foram usadas harmonicamente nos móveis principais.
Outro elemento que nos leva diretamente a uma rua cheia de vida é o seu corredor central, que percorre quase completamente o eixo longitudinal. A partir daí pode-se não só acessar os diferentes locais de trabalho, como também utilizar o espaço como de ponto de encontro. Bancos e floreiras, totalmente inspirados no mobiliário urbano, cumprem perfeitamente essa função.